quinta-feira, 25 de outubro de 2007

EXPOSIÇÃO DE AGUARELAS


As aguarelas de Manuel Ferreira representam, em manchas delicadas e evocativas a paisagem trasmontana, esse «reino maravilhoso» onde a vista se engrandece para descobrir a «largueza de horizontes» … bem-haja arquitecto por perpetuar a poesia que há na nossa terra!
ps. e por nos permitir usufruir das suas obras aqui no espaço história & arte!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

CURSO DE AGUARELA

O curso de aguarela decorre com francos progressos dos alunos que o frequentam. É inevitável destacar a imensa capacidade pedagógica do Arq. Manuel Ferreira que pacientemente partilha os seus conhecimentos artísticos. É forçoso também distinguir o imenso talento de alguns alunos, se quiserem espreitar vejam aqui um desses exemplos!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

VISITAS GUIADAS

Tive no passado sábado o prazer de orientar mais uma visita pela nossa encantadora cidade de Bragança… a visita correu lindamente, os turistas ficaram deliciados com as incríveis histórias que encerram os recantos da nossa cidadela, porém foram-se embora frustrados por não poderem gastar dinheiro nos tão típicos «recuerdos» que na vizinha Espanha (de onde eram oriundos) abundam nas zonas históricas! Pois eu bem sei que existem alguns espaços comerciais com produtos da terra e afins, mas estão demasiados dispersos e algo afastados da zona histórica…. é uma pena que não se aproveite este ímpeto consumista que envolve os turistas que nos visitam!!!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

EXPOSIÇÃO DE ESCULTURA


hoje destacamos a peça «menina» inspirada nas meninas de Velázquez, meninas de côrte, meninas princesas. a menina está reinterpretada de forma tridimensional em madeira de nogueira e metais reciclados. Além do amplo volume do traje, ostenta uma máscara que lhe serve de rosto evocando-nos não só a faustosidade opulenta do barroco mas também a perfídia dissimulada dos jogos de poder, jogos que ela jogou e joga quando nos confronta com a persistência destas realidades.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

SECÇÃO BIBLIOGRAFICA

Destacamos hoje a obra «AS FREGUESIAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA NAS MEMORIAS PAROQUIAIS DE 1758» coordenada por José Viriato Capela com a colaboração de Carlos Prada de Oliveira, Henrique Matos e Rogério Borralheiro.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Percurso do Renascimento e Barroco em Bragança Testemunhe a austeridade dos jesuítas e assombre-se com a opulência do barroco. Percurso orientado com duração de 2 h
Percurso Medieval de Bragança Vagueie entre lendas de princesas e peregrinos percorrendo a cidadela e a zona extramuros. Percurso orientado com duração de 2 h

workshop de fotografia

Decorreu nos últimos dias de Setembro
o workshop de fotografia orientado por
Mónica Valente. Foi um pequeno curso
intensivo muito elucidativo que esperamos
poder repetir brevemente.