sexta-feira, 18 de abril de 2008

INTERIOR DA IGREJA DE SANTA MARIA - BRAGANÇA

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O ICOMOS elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2008 o tópico "Património Religioso e Espaços Sagrados", com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas. Tendo por base o tema escolhido e a sua implementação a nível nacional, o IGESPAR, IP, apresentará, no próximo dia 18 de Abril, uma programação especial de sensibilização do público para a importância da salvaguarda e valorização do património religioso e dos espaços sagrados.
fonte: IPPAR

4 comentários:

Viajante disse...

Olá!
Iniciativa interessante que infelizmente se esgota em mais "Um dia de...". Estas datas só fazem sentido se servirem de motor para um trabalho de fundo que envolva seriamente a comunidade, nomeadamente a comunidade escolar. O que não me parece acontecer.

É ridículo mostrarem-se monumentos no dia de hoje que durante o ano estão fechados, por não terem um projecto de musealização nem tão pouco guias que possam assegurar com dignidades a visita aos monumentos. É o costume, fogo de palha...
Seria fundamental descentralizar a cultura e a gestão do património.

Bjs :))

história e arte disse...

Sábias palavras Viajant!

é com tristeza q o admito... mas o património religioso (particularmente o da minha Diocese) atravessa dias de total incúria... é melhor nem t falar do q tenho visto!! é desconcertante! E quando são feitas intervenções de restauro são violentações brutas na grande maioria dos casos…

enfim… um dia conversaremos sobre isto «larga y tendidamente»

bjs
bom fim d semana!

Ana disse...

Olá Emilia,
cá na zona visitei a Igreja Matriz do Sardoal...lindíssima por sinal...pena que a adesão do público em geral não foi muita, segundo as técnicas da CM...de qualquer forma, é um local maravilhoso e muito bem escolhido neste dia!


Abraço!


A Igreja de Bragança parece linda tb!

Um Momento disse...

E saudades me invadiram...

Deixo um beijo

(*)