terça-feira, 27 de maio de 2008

Torso feminino com saia - escultura de João Ferreira

Torso feminino em madeira talhada e patinada. É suportado por uma estrutura metálica que evoca uma saia. A saia é constituída por várias partes metálicas que se sobrepõem sobre uma estrutura de roca. A imaginária religiosa de roca ou de vestir foi proibida desde o Concilio de Trento (século XVI), não obstante, no nordeste transmontano este modelo de estatuária subsistiu até muito mais tarde. Persistindo nesta memória o autor faz uso desta técnica, já não para sustento de uma imagem sagrada, mas para uma imagem profana, representada nua.
Há peças de que me custa separar… pode parecer absurdo, uma vez que as exponho, aqui na galeria, com intenção de serem vendidas! E claro! é bom para os autores… e eu também me regozijo que estes fabulosos “objectos”, com que partilho o meu quotidiano, passem a fazer parte do quotidiano de outrem… mas, sinto-lhes muito a falta….

4 comentários:

Ana Paredes Cardoso disse...

Olá Emília,
não admira que te custe,
gosto-as verdadeiramente.

Apesar da proibição das imagens de roca, devido à sua utilidade, continuaram a ser produzidas longamente.
Um beijo

Gi disse...

e que maravilhosas elas são

acredito que te custe, acho que me acontecia o mesmo se estivesse no teu lugar

tudo oq ue faço, embora não seja nada de extraordinário vai ficando em casa de familiares e amigos para de vez em quando matar saudades. e a nenhuma se pode chamar obra de arte. é o valor estimativo pelas coisas. Como te entendo.

Um beijinho

história e arte disse...

Bom dia Ana e Gi!!

ainda bem q vos agradam as peças do meu escultor residente: João Ferreira, eu sou fã... como é evidente pelas minhas apreciações, q não pretendem ser objectivas, porque não acredito na objectividade da apreciação do trabalho artistico... cada um faz a sua leitura... pelo menos das formas contemporaneas, não é??

temo q cometi o mesmo erro q já fiz anteriormente :(
q é não identificar q s trata de uma vista frontal e a 3/4 da mesma peça...
fica feita a correcção...

beij
bom fim d semana!

Um Momento disse...

São...Lindas!!!

(*)