sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cinema. Às Segundas | Galeria HISTÓRIA E ARTE | 21.30 h | BRAGANÇA

No ciclo de Janeiro - A Escolha do público, o filme de segunda-feira dia 27 é a escolha de Carlos Gonçalves: Tekkon Kinkreet (2006); de Michael Arias 103 min. 



Tekkon Kinkreet é um conto urbano contemporâneo baseado numa manga (banda desenhada japonesa) original de Taiyo Matsumoto cuja ação decorre num antigo e decrépito bairro de uma metrópole asiática imaginária chamada Takaramachi (Cidade do Tesouro). Aqui seguimos a luta quotidiana de dois órfãos, Kuro (Negro) e Shiro (Branco), meninos de rua quais "capitães da areia", para manter esta zona livre da yakuza (máfia japonesa) bem como de outros gangs concorrentes. Como irmãos, protejem-se mutuamente apesar de terem personalidades opostas: Negro é violento e impulsivo enquanto Branco é sonhador, criativo e, de alguma forma, inocente.

Um dia, a Cidade do Tesouro é alvo do interesse imobiliário de empresários sem escrúpulos que, sem olhar a meios nem a valores, a pretendem terraplanar para construir um parque temático obtendo assim lucros astronómicos. Kuro e Shiro vão enfrentar os seus maiores adversários até à data e isto vai levá-los à catarse dos seus demónios interiores. Quem vencerá?

Realizado por Michael Arias, Tekkon Kinkreet é o primeiro filme de anime (animação japonesa) a ser realizado por um ocidental e teve a produção entregue aos dois melhores estúdios desta arte no Japão, o Studio 4C responsável pela animação, e o Studio Ghibli responsável pelos luxuriantes cenários. A banda sonora é da responsabilidade do prestigiado duo inglês Plaid e que mereceu a edição de um álbum próprio.
Esta é animação adulta (seinen anime) que foi estreada no Japão em 23/12/2006; já nos EUA foi exibida pela primeira vez no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) a 25/04/2007 e desde aí tem conquistado prémios um pouco por todo mundo. Em Bragança, será exibida publicamente pela primeira vez na Galeria História e Arte a 27/01/2014.
Carlos Gonçalves

Sem comentários: