segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Temperança - gravura da obra "Iconologia" (1613 d.C) de Cesare Ripa

 

Há 25 séculos, 2500 anos, 913 105,497 dias (segundo o google), que Platão organizou em texto escrito as virtudes cardiais: Sabedoria, Coragem, Temperança, Justiça - Platão Républica (Livro IV, 427e), e tanto tempo passado ainda não conseguimos apetrechar-nos delas! 

Entretanto estas virtudes já foram revistas e acrescentadas por outros filósofos e ativistas. De  entre todos, o meu favorito é Jesus Cristo que lhe acrescenta o revolucionário Amor incondicional ao próximo. Em síntese são estes os valores que fomos construindo para conseguirmos viver em Paz e Bem uns com os outros, mas sobretudo connosco. Tentamos operacionalizar estes valores num sem fim de instituições, regimes, religiões, constituições e mesmo assim, parece sempre que nos é mais constante a ignorância, a covardia, a destemperança e a injustiça, pior de tudo o ódio ao próximo.

Neste difícil processo em construção, alivia-me pensar que na base está a natureza frágil, iludida e conflituosa da nossa condição de primatas sapiens. Como se não bastasse agravamos tudo no desequilíbrio das expetativas!

ps. este texto está isento de paternalismo, pelo menos assim tentei, escrevo-o para mim, para não me esquecer desta reflexão que advém da frustração, raiva e tristeza sobre a qual impus a Temperança na esperança que funcione como bálsamo! 

ps2. este texto foi escrito como desabafo depois de saber os resultados das eleições presidenciais (no nosso Portugal:) em que um partido de estrema direita teve o assustador resultado de 11,90% dos votos!!!

Sem comentários: