Sábado, dia 9 de Agosto, pelas 16;00h será inaugurada a Exposição de fotografia (a P&b), intitulada "Escombros – Minas transmontanas", de autoria de José Luís Gonçalves, e que terá lugar no auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.
Dia 10 de Agosto (domingo), o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, promove ainda um Encontro dos antigos trabalhadores da ex-Ferrominas, a empresa mineira de explorou as minas de ferro de Moncorvo, entre 1951 e 1986. Por volta de 1992 esta empresa foi formalmente extinta e integrada na EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro), a actual proprietária do depósito mineral de Moncorvo. O Museu do Ferro elaborou uma base de dados dos trabalhadores da Ferrominas, com cerca de 1300 registos, a qual será igualmente apresentada no dia deste Encontro.Estes eventos revestem-se de especial interesse num momento em que o sector mineiro parece começar a agitar-se, com a retoma de prospecções em algumas minas trasmontanas, e quando sabemos que desde final do ano passado se encontram autorizadas novas prospecções nas minas de Moncorvo. Se fôr seu desejo confraternizar com os antigos trabalhadores da Ferrominas, e ouvir as suas histórias de Vida, de muito trabalho, incertezas, angústias e sacrifícios, sobretudo na fase final, perante o espectro do desemprego, informamos que a sessão é aberta a todos os que queiram participar e é uma oportunidade única para escutarem uma lição de história ao vivo! Não podemos esquecer as nossas memórias mineiras!!
5 comentários:
obrigado, Locas, pela divulgação. Prometo visitar, em breve, o teu espaço. Um grande abraço cá do Sul do distrito,
Nelson
observatory deixou um novo comentário na sua mensagem "Museu do Ferro & da Região de Moncorvo":
locas?
catita :)
bom...
o problema esta na memoria que portugal teima em nao querer. como um novo rico. tu nunca lhe conheces as origens. nao gosta de velhas faian�as pq....
portugal perde a memoria
bjo
ps: ainda nao me esqueci dos catalogos e do cosery.
anda muito brasileiro pelo teu blog :)
no nordeste ha brasileiros :)
Acho este museu com uma perspectiva fantástica. sempre trabalhei no terreno a nível museológico com mulheres da indústria conserveira, camponeses de S. Miguel Açores, trabalhadoras e trabalhadores do arroz e das vinhas. Tenho até publicações que lhe enviarei com muito gosto, se me disser para onde. Fale-me um pouco mais do Museu do Ferro e dessa exposição´.
Um abraço
Anad
http://www.museudoferroedaregiaodemoncorvo.net
é o site
Cumprimentos
Enviar um comentário