quinta-feira, 9 de abril de 2009

Arte Sacra de Bragança - Nossa Senhora dos Prazeres

Nossa Senhora dos Prazeres, Igreja de São João Batista, antiga Sé, Bragança. Celebra-se a sua festividade na segunda-feira após o Domingo de Páscoa. O título Nossa Senhora dos Prazeres provém da comemoração das sete maiores alegrias ou prazeres que Nossa Senhora teve na terra, entre eles a ressurreição de Cristo. A imagem tem feições suaves, tez e cabelos claros, a postura, em ligeiro contraposto, acentua a solenidade plácida da mãe triunfante com a ressurreição do Filho. Está colocada no retábulo do altar-mor, excelentemente esculpido em talha joanina.

4 comentários:

observatory disse...

muito bonito este oiro sobre o negro.

bom...
defacto muito bela a senhora

consegues datar-me a imagem?

bjº


continua�ao

história e arte disse...

bom, pedes-m uma informação dificil, pois a imagem não está estudada (o q acontece com a grande maioria da imaginaria religiosa da diocese de bragança-miranda q continua sem sequer estar inventariada)

depois acresce outra dificuldade, q se relaciona com a persistencia de determinados modelos estilisticos aqui na minha terra, onde a novidade sempre entrou tardiamente e com muitas resistencias...
então, suponho q a dita senhora, pela contenção nos gestos e pela simplicidade da postura se insere ainda no maneirismo, apesar de nos panejamentos encontrarmos já alguns detalhes que nos evocam a exuberancia barroca... é importante também o facto de a dita igreja ter sido ocupada pelos jesuitas até à sua expulsão no XVIII, esta ordem foi responsavel pela introdução do maneirismo da contra reforma aqui nestas terras de "cripto-judeus" e dada a sua importancia como educadores esse estilo perdurou por cá até já bem entrado o barroco, portanto a imagem formalmente poderia ser do XVI, porém dadas estas particularidades pode tb ser do XVII... ufa! a resposta não é facil...

ainda bem q gostaste, eu tenho uma perdilecção por imaginaria mariana e por esta em particular

beij

observatory disse...

:)

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga, visitando alguns blogs dei no teu, muito interessante. Estou lhe seguindo. Esse post, sobre arte sacra está lindo.

bjs
tais luso