quinta-feira, 9 de abril de 2009

Arte Sacra de Bragança - Nossa Senhora dos Prazeres

Nossa Senhora dos Prazeres, Igreja de São João Batista, antiga Sé, Bragança. Celebra-se a sua festividade na segunda-feira após o Domingo de Páscoa. O título Nossa Senhora dos Prazeres provém da comemoração das sete maiores alegrias ou prazeres que Nossa Senhora teve na terra, entre eles a ressurreição de Cristo. A imagem tem feições suaves, tez e cabelos claros, a postura, em ligeiro contraposto, acentua a solenidade plácida da mãe triunfante com a ressurreição do Filho. Está colocada no retábulo do altar-mor, excelentemente esculpido em talha joanina.

3 comentários:

observatory disse...

muito bonito este oiro sobre o negro.

bom...
defacto muito bela a senhora

consegues datar-me a imagem?

bjº


continua�ao

história e arte disse...

bom, pedes-m uma informação dificil, pois a imagem não está estudada (o q acontece com a grande maioria da imaginaria religiosa da diocese de bragança-miranda q continua sem sequer estar inventariada)

depois acresce outra dificuldade, q se relaciona com a persistencia de determinados modelos estilisticos aqui na minha terra, onde a novidade sempre entrou tardiamente e com muitas resistencias...
então, suponho q a dita senhora, pela contenção nos gestos e pela simplicidade da postura se insere ainda no maneirismo, apesar de nos panejamentos encontrarmos já alguns detalhes que nos evocam a exuberancia barroca... é importante também o facto de a dita igreja ter sido ocupada pelos jesuitas até à sua expulsão no XVIII, esta ordem foi responsavel pela introdução do maneirismo da contra reforma aqui nestas terras de "cripto-judeus" e dada a sua importancia como educadores esse estilo perdurou por cá até já bem entrado o barroco, portanto a imagem formalmente poderia ser do XVI, porém dadas estas particularidades pode tb ser do XVII... ufa! a resposta não é facil...

ainda bem q gostaste, eu tenho uma perdilecção por imaginaria mariana e por esta em particular

beij

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga, visitando alguns blogs dei no teu, muito interessante. Estou lhe seguindo. Esse post, sobre arte sacra está lindo.

bjs
tais luso