«De entre todas as manifestações da actividade que distinguem, com um traço acentuado, na terra portuguesa, os filhos de Trás-os-Montes, é digna de arquivar-se e justo que se ponha em destaque a sua predilecção pela cultura da amoreira e, consequentemente, a sua dedicação e o seu gosto, o seu cuidado meticuloso na criação do bicho da seda e, ainda, como conclusão efectiva, o brilho que deram à fabricação de sedas.»
(Silva Esteves, A Industria das Sedas em Traz-os-Montes, in Illustração Trasmontana, 2º ano, 1909).
É deste arquivar que trata o Professor Doutor Fernando de Sousa, de forma brilhante, apresenta-nos uma história da indústria das sedas em Trás-os-Montes, na qual, através da recolha e análise crítica das fontes escritas e materiais, assim como de testemunhos orais, apresenta uma explicação histórica, procurando, sempre que possível, enquadrar o tema e a sua problemática no contexto mais amplo da história da indústria das sedas em Portugal e da própria história da indústria têxtil portuguesa.
1 comentário:
Antes de mais felicito-a pelo excelente blog. Escolhi este post pois a história e tradições orais e industriais são das minhas principais área de interesse. Fiquei curiosa acerca desta indústria em Trás-os-Montes, dos seus testemunhos e das suas tradições também no contexto da indústria portuguesa...Obrigado. Espero visitar este espaço mais vezes. è sempre bom partilhar conhecimentos e eu...estou sempre a aprender...
Enviar um comentário